FALOUT 4
Fallout 4 chegou ao PC e consoles. Trata-se de um RPG incrivelmente complexo, profundo, intrigante, no qual suas decisões e a maneira como você irá desenvolver o seu personagem vai determinar a evolução da história. O começo do jogo é incrível. Em vez de estarmos no clássico Vault, os abrigos subterrâneos construídos em um futuro hipotético, a fim de sobrevivermos ao holocausto nuclear, a aventura começará algumas horas antes do famoso desastre atômico.
A história de Fallout 4 se passa 200 anos depois da guerra nuclear entre Estados Unidos e China que devastou boa parte da humanidade. O jogador controla o único sobrevivente do Vault 111 - abrigo fabricado pela Vault-Tec para proteger os sobreviventes dos efeitos causados pela guerra - localizado em Boston-EUA - e conta com a ajuda de seu cão da raça pastor-alemão e uma versão melhorada e atualizada do Pip-Boy, um bracelete que permite acesso constante às informações vitais do personagem com as siglas S.P.E.C.I.A.L. = Strenght, Perception, Endurance, Charisma, Intelligence, Agility e Luck (traduzindo: Força, Percepção, Resistência, Carisma, Inteligência, Agilidade e Sorte).
A cidade de Boston está muito bem construída aqui. Tem um mapa que pode competir, pelo menos em tamanho, com produções como The Witcher 3 ou Skyrim, mas, no entanto, não existe um único elemento capaz de explicar por que a Bethesda não encontrou tempo e recursos para renovar a fórmula de Fallout 4. A única grande novidade em termos de jogabilidade, é a capacidade de construir e gerenciar uma rede de assentamentos com a bandeira do Minuteman, uma organização local que protege o povo da Commonwealth, que é completamente opcional e não afeta a campanha principal. Em cada uma dessas localidades podemos criar uma interface através da qual é possível limpar o solo dos escombros e começar a construir novas casas. O grande objetivo aqui é especialmente organizar as defesas e suprimentos e fazer com que essas estruturas se tornem dependentes e possivelmente produtivas
Outras adições estão relacionadas com a gestão do personagem e do seu equipamento. Subir de nível em Fallout 4 gera um único ponto que você pode optar entre estatísticas básicas ou habilidades especiais. Para dar um exemplo prático, para ser capaz de forjar uma armadura você precisa desbloquear a habilidade "perito em armadura" que requer, pelo menos, três pontos. Este sistema é baseado em vários privilégios. É possível aumentar a força e, é claro, outros parâmetros que de fato, já não têm uma relação direta com o jogo (com exceção, talvez, de Carisma), mas é possível afirmar que é raro conseguir desbloquear habilidades mais avançadas. Outra ilustração disso é o fato de que armas e armaduras não serão mais amarrados a um parâmetro específico de força ou de um nível mínimo de experiência, de modo que você pode equipar a qualquer momento uma Fat-Man, sempre que você encontrá-la, para acabar com alguns mutantes pelo caminho.
A ação ocorre de forma mais linear do que antes. O interessante em Fallout 3 e New Vegas foi a oportunidade de influenciar não só a história, mas também como lidar com uma missão, tudo com base nas capacidades do seu personagem. O personagem era fraco, mas tinha um talento incrível de hacking? Provavelmente dentro de um covil de ladrões é melhor deixá-lo encontrar um PC para tomar o controle de suas defesas e utilizar inimigos robôs para fazer o trabalho sujo em seu lugar. Não sabe como libertar um refém das mãos de um inimigo? Com um alto nível de carisma poderia convencer os sequestradores a entregar o prisioneiro sem disparar um tiro. Em Fallout 4, no entanto, estas possibilidades parecem ser mais raras, e a capacidade de combater seus inimigos menos eficaz. Claro, um alto carisma vai ganhar alguma disputa verbal, mas na maioria dos casos, o gatilho é o primeiro, se não a única opção disponível.
Para permitir que todos, mesmo aqueles que distribuírem seus pontos de forma "errada", possam continuar a história, os desenvolvedores criaram um novo sistema de personalização de armas e armaduras bastante profundo e eficaz. A mesma arma pode ser boa a curto ou a longo prazo, apenas mudando algumas peças de um dos muitos itens espalhados por toda a cidade. Assim, com as peças mais raras e poderosas até mesmo aqueles com pouca força podem ser igualmente eficazes no campo de batalha. Para simplificar ainda mais esta mecânica não é mais apresentado o desgaste do equipamento, o que tornava o equipamento menos eficaz após algumas horas de uso.
O mesmo vale para armadura. Em vez de ser algo pesado e "simples", em Fallout 4 temos algo parecido com exoesqueletos que são capazes de dar uma força superior e resistir mais aos danos inimigos e também a radiação. Com as atualizações corretas essas armaduras podem fazer você realizar grandes saltos, aumentar ainda mais sua percepção, inteligência e seu destaque no campo de batalha. Porém todas essas coisas boas têm um preço: elas funcionam com baterias especiais, que devem ser substituídas em intervalos regulares. Com esses acessórios será mais fácil sobreviver aos múltiplos perigos, que envolvem novos inimigos e versões inéditas dos antigos.
Do ponto de vista técnico posso afirmar que o jogo é realmente um projeto enorme e a longevidade é a menor de nossas preocupações aqui. A cada poucos metros temos várias coisas para fazer. Isso vai expandir de forma significativa o jogo como também vai definir um dos 4 destinos diferentes que poderão ocorrer de acordo com sua conduta, com exceção do final do jogo, que é uma espécie de resumo de tudo o que fizemos. Assim, podemos dizer com segurança que Fallout 4 pode contar com um valor bastante elevado de replay que poderia facilmente exceder cem horas. Sem dúvida temos aqui um dos jogos mais aguardados do ano. Eu particularmente, esperava que fosse um pouco mais moderno, um pouco mais "next-gen", mas no final das contas o jogo é fiel ao seu lema.
Como aconteceu nos jogos anteriores a única esperança de salvação é você. Então, se você é um verdadeiro fã da série não hesite, porque Fallout 4 vai oferecer tudo, absolutamente tudo o que fez você ficar encantado em Fallout 3. Agora se você é um jogador do qual nenhum título anterior da série lhe agradou, sinto muito, mas Fallout 4 também não é pra você. A Bethesda não oferece uma variedade de novas ideias, o jogo continua sendo extremamente complexo - como um bom RPG deve ser - sendo assim, dificilmente isso vai mudar sua opinião.

Nenhum comentário:
Postar um comentário